O EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing ou Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) é uma abordagem técnica psicoterápica, que trabalha com os sintomas apresentados pelo cliente, que refletem em comportamentos improdutivos, que são decorrentes de armazenamento de memórias que se referem à momentos traumáticos ou fóbicos, em algum momento do passado.

Com esta técnica, é possível acessar essas informações –limitantes ou perturbadoras– armazenadas no cérebro, e então processá-las por meio dos estímulos sensoriais bilaterais, de modo que se tornem produtivas e impulsionadoras.

O EMDR tem tido excelentes resultados em tratamentos de transtorno de stress pós-traumático. Pode ser utilizado para tratamento de transtorno de fobias, transtorno de pânico, dor crônica, luto, depressão, dependência química, obesidade, transtornos de ansiedades, stress entre outros. Também é possível ampliar a performance, uma vez que aprimora o acesso a modos mais produtivos de resposta diante de situações cotidianas ou desafiadoras.

 

infografico emdr