Mindfulness como ferramenta de gestão.

Ter atenção focada é um verdadeiro ativo quando seu significado traz resultados com maior eficiência nas entregas, muito mais qualidade de tempo, capacidade analítica e habilidades para relacionar-se consigo mesmo e que com as demais pessoas com inteireza!

Certamente, toda moda generalizada no âmbito corporativo gera certo desconforto ou descrédito, afinal esse é um lugar valioso onde está nosso ativo profissional e pessoal, já que se espera uma grande objetividade pautada em resultados.

Quando pensamos em resultados, quanto mais pragmáticos, simples e acessíveis à estratégia melhor para o mundo corporativo, desta forma o Mindfulness ganha cada vez mais espaço.

A abordagem é simples e fácil de colocar em nossas rotinas, e com ganhos que demonstram suas vantagens nos primeiros momentos em que aplicamos após conhecer as práticas e beneficiar-se delas.

O que faz essa técnica ser tão profundamente efetiva é que ela atua em nosso cérebro favorecendo a reconexão da mente, corpo e coração, desta forma é possível um profissional começar o movimento mais relevante de conectar-se aos seus pensamentos, emoções e posicionamento com uma visão ampliada e que proporciona a primeira ação colaborativa, considerar o próprio estado.

Com uma metodologia que teve sua origem pautada na filosofia Budista, que valoriza a consciência do agora, e tudo o que envolve esse único momento que podemos viver, o Mindfulness, no ambiente corporativo faz um convite para transformar a ansiedade em consciência de que nossa capacidade de atuação é efetiva no presente. Mesmo com os planos que desenhamos para futuro, o único tempo que temos para agir é o que está sendo vivido.

Imagine como seria seu dia se todo o seu potencial estivesse canalizado para cada atividade que você realiza, considerando que tudo no presente definira seu futuro?

Pesquisas realizadas em empresas e universidades mostram que, o benefício de manter-se no presente para os profissionais aumentam sua capacidade de realização e de entrega com qualidade acima de 40%, um percentual bastante motivador!

A integração de mente, corpo e coração oferta congruência, o que favorece as empresas a terem profissionais com mais consistência emocional e capacidade para lidar com conflitos, conhecer o que é importante. Manter-se com consciência e equilíbrio no presente traz para as comunicações, negociações e gestão de conflitos uma forma mais empática e eficaz de agir.

Muitas pesquisas mostram que depois da aplicação do Mindfulness, as relações entre os profissionais tornam-se mais colaborativa, afinal, sabemos que o ambiente e cultura competitivos estão “fora de moda” e resultados com dias curtos, desta forma é bastante competitivo para o mercado construir uma empresa colaborativa, favorecendo os relacionamentos entres seus colaboradores para um objetivo comum.

Normalmente quando os departamentos têm conflitos e o método de Mindfulness é utilizado, é desenvolvida outra dinâmica entre seus participantes que facilita lidar com os desafios e construir relações de apoio mútuo.

O Mindfulness traz a consciência e estimula uma prática de auto amor, o que é ausente em profissional já que atuam com praticas de conduta duvidosa, muitas vezes semeando a discórdia e intrigas no ambiente profissional, consumindo tempo energia e desperdiçando muito dinheiro. Por isso considero em nossas metodologias de trabalho o auto amor no ambiente corporativo, quase um Soft Skill. Quando disponibilizamos o Mindfulness para profissionais onde o ambiente tem praticas nocivas no desenvolvimento do trabalho, há uma oportunidade de desenvolver de forma simples conexão, consciência, equilíbrio, confiança e auto amor.

Esses quesitos tornam as relações mais respeitosas e gratificantes, onde os profissionais podem atuar com transparência e inteligência emocional, compreendendo melhor o poder que as relações e a confiança no Business oferta!

Experimentar essa metodologia pode ser muito simples e divertido, com ganhos disponíveis a todos que sejam flexíveis para ousar algo novo!

 

Márcia Dolores Resende.