Pesquisa Científica – Mindfulness Online

Uma pesquisa publicada no Mindfulness Journal realizada na Universidade de Surrey avaliou o efeito do curso ONLINE de mindfulness realizado no Reino Unido.

O estudo foi realizado com 118 participantes, divididos entre participantes do curso online e grupo controle e os resultados mostraram que os participantes que concluíram o curso de mindfulness online relataram níveis significativamente mais baixos de estresse, depressão e ansiedade.

Os participantes do curso tiveram uma redução de 63% na depressão, 58% na ansiedade e uma diminuição de 40% no estresse percebido. Estes efeitos foram mantidos nos acompanhamentos de 3 meses e 6 meses após o curso.

Estas evidências apontam a eficácia do curso online de mindfulness realizado em grupo (face-to-face) em tempo real, ao vivo, online como oposto de vídeo gravado (offline).

Resumo do Artigo

As intervenções mindfulness vêm se mostrando eficazes para a saúde e o bem-estar, e a disponibilização on-line de programas de mindfulness pode aumentar a acessibilidade e reduzir os tempos de espera e os custos associados; no entanto pesquisas que avaliam a eficácia das intervenções online não são comum.

Neste artigo buscou-se:

  1. Avaliar os efeitos de uma intervenção on-line de mindfulness no estresse percebido, depressão e ansiedade;
  2. Avaliar diferentes facetas de mindfulness (agir com consciência, sem julgar e sem reagir) como mecanismos de mudança;
  3. Avaliar se o efeito da intervenção foi mantido ao longo do tempo.

A amostra foi composta por 118 adultos (95 mulheres) recrutados da população geral, com idade entre 21 e 62 anos (média de 40,68). 94,9% dos participantes trabalham em período integral distribuídos entre os cargos:

  1. médicos/enfermeiros (26,3%; n=31)
  2. nutricionistas/fisioterapeutas (20,3%; n=24)
  3. administradores (19,5%; n=23)
  4. educadores (14,4%; n=17)
  5. gestores (8,5%; n=10)
  6. policial (6,8%; n=8)
  7. outros (4,2%; n=5)

Os participantes completaram medidas de depressão, ansiedade e estresse percebido no inicio do estudo, no término do curso, 3 meses após o término e 6 meses após o término.

Os participantes que completaram o curso online de mindfulness (n=60) relataram níveis significativamente mais baixos que os participantes do grupo controle (n=58) e esses efeitos foram mantidos no acompanhamento.

O efeito da intervenção foi principalmente explicado pelo aumento dos níveis de não julgamento.

Marcio Alves Belo
Marcio Alves Belo
Instrutor em Mindfulness pelo Centro Brasileiro de Mindfulness – Mente Aberta Especialista em Mindfulness pela Unifesp – Universidade Federal de São Paulo Certificado em Psicologia Positiva pelo Centro Sofia Bauer